O cinema é um espaço que muitas vezes serve como um canal para homenagens ou uma forma de registrar grandes tragédias e fatos históricos através de histórias emocionantes. No caso dos acidentes aéreos, não é diferente, sendo que várias produções cinematográficas são baseadas em histórias reais que marcaram a história da aviação.

Voos comerciais geralmente são considerados seguros, mas mesmo assim, acidentes acontecem e acionam os dispositivos de responsabilidade civil, assim como a necessidade de aprimoramento dos sistemas de segurança das aeronaves.

Neste sentido, o cinema tem um papel importante, uma vez que pode ajudar a sensibilizar a sociedade e trazer a atenção para esses eventos trágicos. Conheça agora três filmes sobre acidentes aéreos baseados em histórias reais.

1. Vôo United 93

Este filme de Paul Greengrass, lançado em 2006, conta a história de como um grupo de passageiros do United Airlines Flight 93 se rebelou contra terroristas do 11 de setembro de 2001 a bordo. Embora o final não seja feliz, o filme é um dos mais realistas e bem-sucedidos na tela grande quando se trata de retratar histórias verdadeiras de acidentes aéreos.

2. O Voo do Pássaro Branco

Lançado em 2014 e dirigido por Clint Eastwood, o filme conta a história do piloto Chesley “Sully” Sullenberger, que conseguiu pousar um Airbus A320 na água do Rio Hudson, em Nova York, após um problema nas turbinas.

3. Sully: O Herói do Rio Hudson

Outra adaptação da história do voo 1549 da US Airways, este filme de Clint Eastwood conta com Tom Hanks no papel de Chesley Sullenberg. Nesta história, o diretor retrata os esforços do piloto para salvar seus passageiros após uma colisão de pássaros danificar as turbinas da aeronave.

Conclusão

Os filmes baseados em histórias reais sobre acidentes aéreos servem tanto para emocionar o público como para incentivar a reflexão sobre o tema. Eles contribuem para colocar as questões da segurança da aviação em evidência, além de trazer mais conscientização para a importância de tornar esse meio cada vez mais seguro.